domingo, 14 de junho de 2009

Pode parecer curioso para alguns falar-se em brincadeiras de roda, jogos infantis e cirandas nos dias de hoje, em tempos em que estas manifestações da cultura popular espontânea estão com seu espaço dimunuido. Nas ruas, nas praçasn nos quintais está mais raros de se ver e ouvir das bocas infantis, aquelas canções, rodas e brincadeiras que, na sua simplicidade, guardam séculos de sabedoria e a riqueza condensada do imaginário popular.
O JARDIM DE INFÂNCIA PROFESSORA MARIA MADALENA MAGACHO DOS SANTOS procura com o projeto Cirandando resgatar toda essa cultura infantil.


Tudo registrado na construção de livros pelas crianças, mediadas pelas professoras:

"JOGOS E TRAVESSURAS"
3º PERÍODO
PROFESSORAS: Angélica, Ana Paula e Kenia

As crianças atualmente em sua maioria estão limitadas a viverem dentro de suas casas e apartamentos. Poucas têm oportunidade de estarem junto a amigos brincando na rua. Incluímos aí, as crianças que freqüentam o 3º período, por serem consideradas ainda muito pequenas. E para que fiquem em suas casas muitos pais usam as “babás eletrônicas”: jogos de videogame, computador e a televisão.
Este projeto busca resgatar e oferecer jogos tradicionais, que estimulam o raciocínio, habilidades motoras e estratégias. E, acima de tudo, são divertidos.















“ Vivendo a história e a música com as artes “
Professoras: Cristianne e Rosemara
Período: 1º (3 anos)

As crianças de 3 anos, estão atentas a tudo que se aprende com muita facilidade e como vivemos numa sociedade em que os efeitos visuais nos atraem e nos aguçam a curiosidade ao saber e tentar entender o porquê , o acontecer e o existir das coisas, observamos que a maioria dessas crianças precisavam ser estimuladas na socialização, na oralidade e na expressão corporal. Resolvemos direcionar o nosso projeto, associando histórias, músicas e arte, através de dramatização e movimentos, explorando a música, a arte em todos seus âmbitos.


CANTACOMIGO
Professoras: Carla e Tetéia
Período: 1º
Cantar, é maravilhoso! “ Quem canta seus males espanta! "
Todos gostam de brincadeiras, portanto será uma oportunidade de tornar o período de adaptação mais agradável e essas cantigas são muito importantes, pois pertencem à tradição oral e são transmitidas de geração a geração. Entre na roda, no CIRANDANDO e divirta-se com a turma.

“ Contando e Cantando “
Professoras: Márcia e Vânia
Período: 1º
Devido ao interesse da turma pela música “ A GALINHA MAGRICELA “, resolvemos explorar as cantigas de contagem, propiciando brincadeiras que envolvam o canto, a quantificação e o movimento simultaneamente, possibilitando a percepção rítmica, a identificação de seguimentos do corpo e a descoberta dos números de forma lúdica.


No tempo das histórias
Professoras: Gioconda e Paula/ Gioconda e Rosânia
Período: 2º

As histórias infantis povoam o imaginário das crianças. Ao ouvi-las a criança constrói conhecimentos sobre a linguagem escrita, trabalha conflitos internos (morte dos pais, luta do bem com o mal, enfrentamento de situações...)
Essas histórias falam ao ego, aliviam pressões pré-existentes e estimulam a imaginação, e colocam os pequeninos em contato com um tipo de texto.
Pretendemos resgatar contos ouvidos e contados pelos pais dos educandos em suas casas.

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Professoras: Adriane e Cláudia
Período: 2º

A idéia de trabalhar este tema partiu da observação do interesse das crianças pelas brincadeiras feitas em sala de aula no período de adaptação escolar.
Resgatar outras brincadeiras significativas é um dos focos desse projeto.



“ Cante, Brinque e Encante “
Período: 1º - Professoras: Paula e Flávia
Ano:2009

Esse Projeto, visa possibilitar o contato das crianças com as mais variadas situações comunicativas para que comecem a perceber a função social da oralidade através das cantigas de roda.

Cantando contando
Professoras: Vânia e Alice
Período: 2º
Contagem é uma das primeiras formas que a criança tem de entrar em contato com o sentido de número e isto ocorre espontaneamente em brincadeiras do cotidiano infantil (Butteworth, 2005).O Projeto Cantando e contando, promoverá diferentes músicas e brincadeiras de contagem para estimular a oralidade e a construção do conceito de número



Foi uma grande festa Cultura!!!
Teatro infantil, jogos e cirandas.
































Um comentário:

Unknown disse...

este Jardim é um sucesso!!!!